Primeira Causa
Tudo tem uma causa, parece óbvio certo? Mas se tudo tem uma causa, essas causas também tem causas, e aí por diante, até chegar até a causa inicial.
O problema é: qual é a causa da causa inicial? BOOOOM Bagunçou tudo! E agora? Mesmo se for um desenvolvimento cíclico, deve haver algo que criou tal círculo, não?
Pois é, a existência de uma causa inicial é contraditória em si mesma. A única forma de explicar o universo então passa a ser admitir que existe algo além da causalidade.
Uma forma de enxergar isso é: sendo que a causalidade é relacionada com o tempo, imaginar que a causa inicial é de fato o início do próprio tempo. Portanto, que antes do tempo vir a ser, não existia causalidade. Que a natureza da causa inicial não é simplesmente detonar a sequência causal, mas ser a própria criadora da causalidade. Portanto, o sistema não é resultado de nenhuma causa.
“O universo existe, portanto há causalidade.”
Ainda assim, conceber um universo onde o tempo não existe, um universo tal qual não existe nem sequer causalidade, é tão absurdo que desafia a própria capacidade de compreensão humana. Encontraremos uma resposta? Ou nossa única esperança está na Inteligência Artificial?
Comentários
Postar um comentário