Postagens

Mostrando postagens de julho, 2019

Dialética e Apocalipse

A dialética pode ser considerada como uma forma simplista de analisar a realidade, uma vez que simplesmente não há nenhuma razão em pensar que a mescla entre o melhor de dois pontos vai criar um resultado melhor, tendo em conta a possibilidade de que não só um, mas talvez os dois estejam completamente equivocados. Porém, analisando a evolução das conjunturas políticas, ou de forma geral, do “politicamente correto”, é possível perceber que os valores da sociedade são fortemente influenciados pelos eventos e modelos do passado.  É fácil encontrar raízes do modelo econômico de estado de bem estar social que hoje domina o discurso político no mundo nas contradições entre o capitalismo primitivo do grande século XIX e o socialismo soviético, que prometia um mundo sem pobreza ou exploração. Da mesma forma o modelo político que domina o discurso na atualidade, a democracia ocidental, tem sua força construída sob a vitória da democracia norte-americana ante os escombros re...

Primeira Causa

Tudo tem uma causa, parece óbvio certo? Mas se tudo tem uma causa, essas causas também tem causas, e aí por diante, até chegar até a causa inicial.  O problema é: qual é a causa da causa inicial?  BOOOOM Bagunçou tudo! E agora? Mesmo se for um desenvolvimento cíclico, deve haver algo que criou tal círculo, não?  Pois é, a existência de uma causa inicial é contraditória em si mesma. A única forma de explicar o universo então passa a ser admitir que existe algo além da causalidade.  Uma forma de enxergar isso é: sendo que a causalidade é relacionada com o tempo, imaginar que a causa inicial é de fato o início do próprio tempo. Portanto, que antes do tempo vir a ser, não existia causalidade. Que a natureza da causa inicial não é simplesmente detonar a sequência causal, mas ser a própria criadora da causalidade. Portanto, o sistema não é resultado de nenhuma causa. “O universo existe, portanto há causalidade.” Ainda assim, conceber um universo on...